6 motivos para você contratar uma construtora para a sua obra residencial
Por: Masala Construtora - 13 de Novembro de 2024
Você não precisa passar por dificuldades para ter a casa dos seus sonhos nas maõs, basta escolher uma empresa com experiência para te entregar exatamente o que você precisa.
1- Antes de começar uma obra residencial é importante verificar os documentos necessários.
Todo município possui o seu Código de Obras, Plano Diretor e a sua Lei de Uso e Ocupação do Solo. Essas leis e normas, trazem diretrizes que abordam desde a elaboração do projeto arquitetônico e aprovação, até a conclusão da obra.
O Plano Diretor estabelece as diretrizes gerais para uma cidade, como ela vai crescer e se desenvolver. Além disso, traz especificações referentes à altimetria, as alturas das novas edificações, e os recuos que essas edificações devem estabelecer em relação às divisas do terreno.
Já o Código de Obras, traz informações complementares referentes à área interna das edificações. Por exemplo, a taxa de ocupação, taxa de aproveitamento, área de permeabilidade, as dimensões mínimas dos compartimentos e esquadrias — para garantir uma boa iluminação e ventilação dos ambientes —. Após o cumprimento de todas as exigências previstas no Código de Obras Municipal, você consegue o alvará da obra emitido pela prefeitura da sua cidade.
Ou seja, tudo que está previsto nas leis deve ser analisado e cumprido por quem começará a construção. Vale ressaltar que cada etapa construtiva deve ser executada corretamente, obedecendo às exigências das Normas Regulamentadoras (NR) e da Norma Brasileira (NBR).
Por isso, a importância de realizar a contratação de uma construtora para a execução das obras residenciais. Sendo assim, cabe à construtora analisar, providenciar e garantir o cumprimento de tudo que está previsto nas leis e normas, com a finalidade de eliminar os riscos de receber multas e ter a obra embargada e/ou demolida.
2- Os projetos são fundamentais para ter uma obra residencial de qualidade.
Para ter uma obra residencial de qualidade, você precisa elaborar:
- Projeto arquitetônico ou projeto executivo: proporciona um melhor aproveitamento do terreno e dos ambientes, visando a beleza, usabilidade, economia e o conforto. Ou seja, é composto por desenhos técnicos que descrevem como será a edificação. Por exemplo, o desenho da planta baixa que é um corte horizontal da edificação, na qual é possível ver de cima a disposição dos ambientes e as suas respectivas dimensões. Além disso, existem outros desenhos que compõem o projeto arquitetônico, que são: fachadas, cortes verticais das áreas molhadas, quadro de esquadrias, paginação dos revestimentos e pisos, entre outros.
- Projeto Legal: é uma das documentações necessárias a serem apresentadas à prefeitura do município para obter o alvará da obra. Ou seja, é o desenho técnico da planta baixa com as adequações e exigências previstas nas normas do Código de Obras Municipal.
- Projeto estrutural: deve ser projetado por um engenheiro estrutural. Ele analisa a planta baixa, a sondagem do terreno e as cargas atuantes nos elementos estruturais e fundações. Por essa razão, no projeto são apresentados os dimensionamentos dos elementos estruturais (lajes, vigas, pilares e fundações). Tudo isso proporciona uma obra residencial segura, sem riscos estruturais, e a redução dos custos devido ao dimensionamento do projeto.
- Outros projetos: elétrico, hidráulico, paisagismo e de interiores, apesar de não serem elaborados por muitas pessoas, são essenciais para garantirem a economia e a qualidade das obras residenciais.
3- Segurança e Saúde dos trabalhadores.
Ao contratar uma construtora, você garante a segurança e saúde dos trabalhadores. Existem riscos presentes no ambiente de trabalho inerentes às funções exercidas por cada trabalhador e em cada etapa da obra.
Para isso, é necessário realizar os programas prevencionistas que proporcionam um ambiente seguro, com o objetivo de eliminar e/ou controlar os riscos presentes no ambiente de trabalho.
Além disso, os trabalhadores devem receber o Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado ao risco existente, conforme previsto na NR 6. E, também, os trabalhadores devem fazer os exames previstos no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), de acordo com as funções e atividades exercidas.
A responsabilidade de gerenciar, promover e garantir a segurança e saúde de cada trabalhador é do empregador. Por isso, você precisa contratar uma construtora que atenda às exigências do Ministério do Trabalho e Previdência.
4- Profissionais capacitados e habilitados.
Além do gerenciamento dos riscos presentes no ambiente do trabalho, dependendo da atividade, os profissionais devem possuir treinamentos. Ou seja, os profissionais devem ser capacitados e habilitados para executarem uma determinada atividade.
Por exemplo, para trabalhos em altura acima de dois metros, onde haja risco de queda, de acordo com a NR 35, os trabalhadores devem ser submetidos e aprovados em treinamento. Sendo assim, o não cumprimento das normas previstas podem ocasionar acidentes de trabalho.
Além disso, os trabalhadores devem estar aptos para desenvolver as suas funções na obra residencial. É muito comum encontrar profissionais que não entregam os serviços com qualidade e dentro do prazo, seja por falta de treinamento ou por inexperiência.
Por essa razão, ao contratar uma construtora para executar o projeto, você se exime de tais responsabilidades. Para isso, é necessário escolher uma construtora que conta com uma equipe técnica qualificada, capacitada e habilitada para cumprir com todas as obrigatoriedades previstas nas normas e leis.
5- Qualidade das obras residenciais.
Além da equipe técnica qualificada, habilitada e capacitada, para ter uma obra de qualidade devem ser considerados os materiais (link para o artigo anterior) utilizados.
O trabalho em conjunto, de profissionais altamente qualificados com a utilização de materiais de qualidade, faz com que a obra residencial seja realizada com excelência em cada etapa construtiva.
Por isso, ao fazer uma obra por conta própria, você pode ter certos transtornos devido à falta de capacidade dos profissionais e qualidade dos materiais, como, por exemplo:
- Pisos desnivelados;
- Esquadrias mal colocadas;
- Revestimentos desalinhados;
- Impermeabilizações mal feitas;
- Funcionários inexperientes;
- Instalações elétricas e hidráulicas erradas;
- Acidentes;
- Atrasos na obra.
Para solucionar esses problemas, você precisará investir mais tempo e dinheiro. Por essa razão, ter uma construtora para gerenciar a sua obra residencial sempre será a melhor opção. Além de contar com uma equipe de engenheiros, arquitetos, mestres de obra, pedreiros, entre outros, capacitados para entregar uma obra de qualidade e dentro do prazo.
6- Por que devo contratar uma construtora?
Os principais motivos são:
- Alvará da obra;
- Contratação e gerenciamento da mão-de-obra;
- Gerenciamento financeiro da obra;
- Cumprimento das normas e legislações vigentes;
- Execução das obras residenciais conforme o projeto;
- Qualidade nos serviços prestados;
- Entrega dentro do prazo.
Esses são apenas alguns motivos para você contratar uma construtora para a sua obra residencial. Aproveite e entre em contato conosco, estamos disponíveis para tirar todas suas dúvidas. A Masala está aqui para te entregar as soluções em obras residenciais que você precisa!