Para que serve um projeto executivo de engenharia
Por: Masala Construtora - 13 de Novembro de 2024
O projeto é a peça-chave para executar uma obra com qualidade. O objetivo principal do projeto é planejar as etapas da construção e analisar como a edificação será construída. Para isso, divide-se o projeto em três etapas: estudo preliminar, projeto básico e projeto executivo.
Sendo assim, preparamos este artigo para te explicar sobre as três etapas e destacar a importância de ter um projeto executivo.
Etapa 1: Estudo preliminar.
O estudo preliminar visa analisar e escolher a melhor solução que atenda ao Programa de Necessidades que, conforme o Manual de Obras Públicas, atualizado em 15 de agosto de 2020, é o pontapé inicial de um projeto.
O Programa de Necessidades é um documento que contém as informações básicas sobre todos os ambientes, requisitos e metragens para a criação do projeto.
Segundo o Manual de Obras Públicas, o estudo preliminar:
“Visa à análise e escolha da solução que melhor responda ao Programa de Necessidades, sob os aspectos legal, técnico, econômico e ambiental do empreendimento.”
É nessa etapa que o cliente traz informações necessárias para que o projeto seja elaborado. Sendo assim, a construtora elabora e apresenta ao cliente as opções de layout para a sua aprovação.
Etapa 2: Projeto básico.
O projeto básico é elaborado com base no estudo preliminar, etapa 1, e apresenta o detalhamento necessário e quantificação dos materiais, serviços e equipamentos relativos ao empreendimento.
Por exemplo, o projeto básico deve:
- Demonstrar o adequado tratamento do impacto ambiental e a viabilidade técnica;
- Definir os prazos de execução e os métodos construtivos.
Além dos desenhos aprovados, o projeto básico deve ser um relatório técnico, contendo o memorial descritivo e o memorial de cálculo.
Etapa 3: Projeto executivo.
Conforme o Manual de Obras Públicas, o projeto executivo de engenharia é:
“Conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução dos serviços e obras objeto do contrato.”
Sendo assim, o projeto executivo é muito importante para a execução de cada etapa da obra. Ele é essencial para garantir a qualidade na construção do empreendimento.
O projeto executivo não é um projeto novo, mas sim o detalhamento do projeto básico, etapa 2, acrescidos de informações. Além disso, deve estar em conformidade com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Por isso, o projeto executivo deve apresentar:
- Elementos necessários para a realização do empreendimento;
- Detalhamento das interfaces dos sistemas e seus componentes;
- Desenhos com os detalhes construtivos elaborados com base no projeto básico;
- Relatório técnico contendo o memorial descritivo e o memorial de cálculo conforme as etapas do projeto;
- Revisão do orçamento detalhado dos serviços e obras executados.
O relatório técnico, contendo o memorial descritivo e o memorial de cálculo, é fundamental para evitar possíveis erros estruturais e surpresas durante a execução da obra.
O memorial descritivo traz todos os detalhes de tudo que será realizado nas etapas construtivas do empreendimento. Além disso, contém todas as estruturas e materiais que devem ser utilizados em cada etapa da obra. Ou seja, ele é rico em detalhes e auxilia na execução da obra conforme o projeto.
O memorial de cálculo ou memória de cálculo, é um documento que visa fornecer os detalhes de todos os cálculos, realizados para a elaboração do projeto. Sendo assim, este documento contém todos os detalhes técnicos e todas as dimensões necessárias para a execução de cada etapa da obra.
Os erros de cálculo, desenhos técnicos sem as devidas correções, dentre outros, podem ocasionar problemas como, por exemplo, acidentes e paralisação da obra.
Além disso, podem gerar transtornos ao proprietário do empreendimento e aos responsáveis pelo projeto executivo — engenheiros e arquitetos.
Quais as principais diferenças entre o projeto básico e o projeto executivo?
É muito comum confundir o projeto básico com o projeto executivo. A principal diferença entre eles é que o projeto básico é elaborado para o cliente, já o projeto executivo é para os profissionais que atuam na obra.
Dessa forma, o projeto básico contém as informações necessárias sobre o empreendimento, onde o mesmo, é apresentado ao cliente para a sua aprovação. Ou seja, caso o cliente concorde, o projeto é aprovado e a construção do empreendimento poderá ser iniciada.
O projeto executivo inclui informações e detalhes sobre o empreendimento, como: quais materiais deverão ser utilizados, como será a metodologia executiva em cada etapa da obra.
Por isso, o projeto executivo deve ser rico em detalhes para não ocorrerem erros durante a execução da obra. Além disso, é de extrema importância contratar bons profissionais para que o projeto não seja interpretado e executado de forma errônea.
Quem são os profissionais responsáveis?
Os responsáveis pela elaboração do projeto executivo são: engenheiros e arquitetos. Ambos são capazes e possuem atribuições legais para a elaboração do projeto executivo. Porém, em muitos casos é comum o arquiteto ficar com essa responsabilidade.
Por isso, ao contratar uma construtora, você não precisa se preocupar com tais contratações. Além de que a construtora se responsabiliza por toda burocracia, projetos, execução da obra, questões trabalhistas e contratuais.
Como contratar uma construtora para fazer o projeto executivo?
Começar o projeto de um empreendimento não é tão simples. A verdade é que você deve atender às inúmeras exigências das normas, leis, questões trabalhistas, etc.
Tudo isso é desgastante ao longo prazo e pode gerar uma grande frustração. Por isso, ao contratar uma construtora, você se exime de tais responsabilidades e desgastes.
O projeto executivo é essencial para o bom funcionamento da obra, pois é através dele que os serviços são executados com qualidade e com a utilização dos materiais certos.
Além disso, a Construtora Masala conta com uma equipe técnica responsável e capaz de elaborar o estudo preliminar, projeto básico e o projeto executivo, para assim, iniciar a obra do seu empreendimento. Para isso, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.